segunda-feira, 2 de março de 2009

Anatel e a Polícia Federal agiram de forma covarde,em Teresina Piauí

Repressão Piauí e Rio Grande do Sul foram as bolas da vez
A despeito de uma trégua para as rádios comunitárias divulgada recentemente pela Agência Carta Maior, após incursões também em outros pontos do pais, às 9 horas da manhã de hoje, a Anatel e a Polícia Federal agiram de forma covarde contra os companheiros da Rádio Mocambinho FM, que transmite na Zona Norte de Teresina, capital do estado do Piauí, arrombado portas no chute, humilhando, algemando e xingando os comunicadores populares ali presentes.

SUGESTÃOSolicito que todas as Radio livrs do Brasil que façam , um programa de protesto, porvavor mande UMA COPIA p meu email, radio livre trevo
-------------------------------------------------------------------------------------------------
A técnica
Um aparelho transmissor emite ondas eletromagnéticas que são captadas por um aparelho de rádio. A emissão (ou transmissão) é feita em determinada freqüência de ondas. A freqüência caracteriza a transmissão como sendo de Onda Média (AM), Freqüência Modulada, Ondas Curtas (OC), Sons e imagens (televisão),... Além destes meios de comunicação mais popularizados, há, por exemplo, transmissores para a comunicação entre o sistema hospitalar e as ambulâncias, no policiamento, no sistema da marinha, fazendo a ligação da torre de controle do aeroporto e as aeronaves. Em suma, no ar existe um emaranhado de transmissões eletromagnéticas simultâneas. A confusão não se estabelece porque cada sistema de comunicação opera em faixas diferentes. Para sintonizar uma emissora AM, o interessado liga seu rádio comum e vai localiza-la na faixa precisa.
Para sintonizar uma FM, deve procurar na faixa de 88 a 108 MHz (Mega Hertz). Os sinais de televisões também estão numa determinada faixa. Para captar os sinais de uma central de polícia a pessoa deve ter um aparelho especial que capte na faixa que ela transmite, digamos, em termos fictícios (porque é questão de segurança), acima de 500 MHz. Como cada um destes sistemas operam em faixas diferentes, a princípio não há possibilidade da pessoa captar no seu rádio comum uma conversa da central de polícia com o carro-patrulha, ou a comunicação entre dois barcos da marinha, ou simultaneamente uma FM e uma AM. Isto só ocorrerá se houver problemas na transmissão.

Rádio FM As emissoras em Freqüência Modulada se disseminaram porque têm como vantagens: o baixo custo dos equipamentos e uma boa qualidade sonora. Comparando com uma transmissão de Ondas Médias (AM): a emissora AM tem maior alcance, mas perde na qualidade do sinal; a FM tem alcance menor, mas, como já se viu, consegue melhor qualidade sonora. FM se propaga em linha reta - isto é, se houver uma elevação do terreno ou construções à sua frente, o sinal perde a força. Dois elementos são fundamentais para entender a questão técnica: a freqüência e a potência da emissora. Freqüência, medida em Hertz, é, na verdade, uma identificação da propagação da onda eletromagnética. A faixa de Freqüência Modulada, FM, vai de 88 a 108 MHz - é o que está no dial dos aparelhos de rádio. Por isso não adianta montar uma emissora de rádio FM para transmitir em 110 MHz. Ninguém vai escutar esta rádio porque ela não está no dial. Agora eis o absurdo: o Governo, através da Anatel, anunciou que vai locar todas as RCs em 87,9 MHz, o canal 200 - fora do dial! Hoje já existem várias autorizadas a funcionar assim - vão transmitir para ninguém. O aumento ou diminuição da freqüência não altera o alcance. Potência é medida em Watts, e dá a medida da força do transmissor. A princípio (porque há outros elementos a se levar em conta), quanto maior a potência maior o alcance.
As aeronaves Acima da faixa de FM, funciona o Serviço Móvel Aeronáutico, SMA, que é de uso exclusivo do sistema aeronáutico. O SMA vai de 108 a 132 MHz. Isto é:
Faixas de transmissão: Rádios FM Aeronáutica


MHz 88................................108.....................132
Rádios comunitárias

As aeronaves utilizam uma faixa acima de 108 Mhz.

Portanto, uma rádio que opere na sua faixa de FM, isto é de 88 a 108 Mhz, a princípio, não tem como interferir nos serviços da Aeronáutica.

Na verdade, não é interessante para nenhuma rádio mandar um sinal que está fora da faixa de captação popular.

Todo transmissor vem com um filtro de harmônicos . Então, ao invés de três harmônicos, a emissora gera uma dezena, sendo escutada em todo dial. Isto é mais difícil de ocorrer porque a própria fábrica que vende equipamentos de transmissão, em baixa ou alta potência, inclui os filtros necessários.
------------------------------------------------------------------------------------------------
CARO COLEGA ,POR ENCRIVÉL QUE PAREÇA COISA DO TIPO ACONTECEU AQUI EM MINHA CIDADE (NDAIATUBA-SP)PARA PREJUDICAR UM COLEGA NOSSO UM PESSOA RETRANSMITIU UMA CONVERSA QUE ACONTECIA NA FAIXA DE RADIOAMADOR EM VHF NA FREQUENCIA DA POLICIA CIVIL.
RESULTADO CHOVEU POLICIA NA CASA DO MEU AMIGO QUE QUASE FOI PRESO,SE NÃO O CONHECESSEM ELE TERIA RODADO E TAMBEM TINHA LICENÇA E CONSEGUIU PROVAR SUA INOCENCIA NO ATO.
ISTO PODE ACONTECER ATÉ EM BAIRROS ONDE SE RETRANSMITEM A COMUNICAÇÃO DA POLICIA EM CANAIS DE TELEVISÃO PARA PROVOCAR INTERFERENCIAS EM VIZINHOS CHATOS.
------------------------------------------------------------------------------------------------
A acusação Muito se tem falado sobre a interferência de sinais eletromagnéticos emitidos por emissoras "piratas" sobre outros sistemas de comunicação. Elas interfeririam na comunicação da torre de controle com as aeronaves, nos sistemas privados, nas centrais com ambulâncias e veículos da polícia. A Associação Brasileira de Emissoras de Radio e Televisão (ABERT), faz campanha sistemática contra tais e alertando a população para o risco de acidentes Segundo a ABERT, uma emissora clandestina de baixa potência pode provocar a queda de aviões.
--Isto é possível ? ----
Uma emissora filiada a (ABERT) de 2000WATTS não interveri,e uma de 25WATTS interverie
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Um piloto vai saber se é uma radio, pirata ou não que esta interferindo ?, ( dem um vagabundo coloca um transmissor de vhs 2m radioamador, para trasmitir uma radio em cima da frequecia da torre, ele liga o microfone e encosta perto do radio fm, e fica morendo de rir.
As radios não legalizada não interfere em nada pois são de baixa potencia.

-----------------------------------------------------------------------------------------
VOCE AINDA VOLTA NESTE GOVERNO ?

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse que o governo federal já solicitou ao Ministério Público e à Justiça para que seja utilizado o chamado "interdito proibitório" para punir as rádios piratas que são fechadas, mas voltam a funcionar mesmo sem autorização. A informação foi dada em entrevista concedida hoje à reportagem da Rádio Jovem Pan de São Paulo.Dise ele,Hélio Costa garantiu que o Ministério das Comunicações já faz uma intensa campanha e usa todos os recursos disponíveis para conter as rádios piratas que atuam nas principais capitais brasileiras.===================================================================O

Justiça diz que operar rádio comunitária não é crime


O funcionamento de rádios comunitárias sem autorização não é crime, segundo decisão da Turma Recursal Federal dos Juizados Especiais Criminais, esta semana, em São Paulo.Por dois votos a um, os juízes decidiram que a operação da Rádio Comunitária Dimensão e da Rádio Heliópolis, “embora possa ser considerado ilícito administrativo, não configura crime”. Esta decisão, apesar de restringir-se às duas rádios em questão, servirá como fundamento jurisprudencial para qualquer outra rádio no território nacional que cometa infração do mesmo tipo.A advogada também pretende pedir a liberação dos equipamentos da Rádio Heliópolis, retidos pela Polícia Federal.Novas ações O Escritório Modelo representa 70 rádios comunitárias em São Paulo. Segundo a advogada, essa foi a primeira decisão com esse tipo de entendimento na Justiça Federal.

Rádio Muda é calada pela Anatel e pela Polícia Federal

A emissora, de Campinas (SP), que funciona desde 1986 dentro da Unicamp e tida como ícone da comunicação livre foi lacrada na manhã de hoje (19/02). O mandato de busca e apreensão foi expedido em junho de 2007.
Segundo informações de radiolivristas que circulam pela internet, às 5h30, 12 agentes Polícia Federal, um delegado, dois chaveiros e funcionários da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entraram na sede da rádio para apreender os equipamentos.
A antena teria sido quebrada antes de ser levada e o estúdio vandalizado.
De acordo com o site da Muda, o coletivo reune mais de cem pessoas.
Encampa a luta pela democratização da comunicação e contra o monopólio da mídia.
Um dos objetivos do coletivo é esclarecer o que são rádios livres e estimular o surgimento de outras rádios.
A Muda transmite pelo 105.7 fm e funciona dentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Em algumas fases seu sinal chegou a alcançar 100 mil pessoas.
Mantem parceria inclusive com hospitais e promove a luta anti-manicomial e campanhas para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids.

Reportagem veiculada pela TV Globo, que caracteriza a rádio como "pirata", relaciona seu fechamento com interferências na aviação civil. A reportagem também comenta o fechamento de uma segunda rádio em Guarulhos, na Grande São Paulo. (pulsar)

As rádios comerciais, consideradas legais, integram o território nacional a partir de interesses comerciais e culturais homogeneizantes.
As rádios livres, consideradas ilegais, permitem que a pluralidade cultural seja livremente expressa.
Tudo aquilo que não encontra espaço na lucrativa e monopolizada mídia comercial tem a possibilidade de vazão nos meios geridos pela própria população.
Mundialmente a mídia é controlada por 10 conglomerados. 40 empresas estão ligadas direta ou indiretamente a eles.
No Brasil, 90% da mídia é controlada por 13 familias.no ceara e as familias, Jereissati, Benevides,Arruda,Queroiz,
Em Campinas, a RAC (Rede Anhanguera de Comunicação) controla os principais meios de comunicação da cidade e região.
Centenas de rádios não comerciais espalhadas pelo Brasil e pelo mundo atuam no sentido contrário a essa situação de monopólio, reafirmando a capacidade de toda e qualquer pessoa de produzir informacao.
No Brasil, 271 políticos são donos de 324 veículos de comunicação de fm.
O Projeto Donos da Mídia cruzou dados da Agência Nacional de Telecomunicações com a lista de prefeitos, governadores, deputados e senadores de todo o país para mapear quais deles são proprietários de veículo de comunicação.
Nesta página, o usuário encontrará gráficos estatísticos e as listas dos políticos separados por cargo, partido, localização ou tipo de veículo.
O gráfico ao lado mostra o número de políticos sócios divididos por cargo.http://donosdamidia.com.br/levantamento/politicosOBS 1:
Os dados referentes a este levantamento não incluem os resultados das eleições municipais de 5 de outubro de 2008. Portanto, os prefeitos aqui listados são aqueles cujos mandatos irão até janeiro de 2009.OBS 2:
Até a conclusão do levantamento, a relação de políticos pode conter imprecisões devido ao grande número de homônimos na lista de sócios. Aconselha-se apuração adicional principalmente nos casos onde a localidade do veículo não corresponde à base eleitoral do político.271 é o número total de políticos dono de Radios no ceara

http://donosdamidia.com.br/levantamento/politicos

Estatísticas por Estado

NO CEARACEADELMO QUEIROZ DE AQUINO - Prefeito (PPS)
1 radio
MAURILIO ASCENSO VEREADOR
1radio
Rádio Comunitária João XXIII FM 87,9 Fortaleza/
CEANIBAL FERREIRA GOMES - Deputado Federal (PMDB)
3 radios
Roberto Soares Pessoa prefeito de Maracanaú
dono da Radio Pitaguary (Maracanaú) em nome de laranjas.
1 radio
Lúcio Alcântara: Filho de Maria Dolores Alcântara e Silva e do ex-Senador e ex-Governador ...Dono de radio pirata na cidade de coscavel ceara, que agora e oficial
radio fama fm e para opera com 25 wotts, e opera com 5 mil wotts, fudaçao Maria Dolores Alcântara sua genitora cascavel ceara
1 radio
ANTONIO ALMEIDA NETO - Prefeito (PPS)
1 radio
ANTONIO DA MOTA BRITO - Prefeito (PSDB)
1 radio
CARLOS MAURO BENEVIDES FILHO - Deputado Estadual (PSB)
RADIO ARATANHA DE PACATUBACARLOS
MAURO CABRAL BENEVIDES - Deputado Federal (PMDB)
Ceará Rádio Clube - Fortaleza (CE)
EXPEDITO FERREIRA DA COSTA - Prefeito (PP)
FM MAIOR DE ARACATI LTDA - Aracati (CE)Retransmissoras de TVI
NES MARIA CORREA DE ARRUDA -ex Prefeito Caucaia(PMDB)
RADIO METROPOLITANA DE FORTALEZA AM- Caucaia (CE)
JOAO JAIME GOMES MARINHO DE ANDRADE - Deputado Estadual (PSDB)
FM 100,1 - Limoeiro do Norte (CE)
FM 98,3 - Sobral (CE)
JOSE GERARDO OLIVEIRA DE ARRUDA FILHO - Deputado Federal (PMDB)de caucaia
RADIO METROPOLITANA
fm DE 104.9- Caucaia (CE
JOSÉ AUGUSTO DE ALMEIDA - Prefeito (PSDB)
1 radio
MANOEL DUCA DA SILVEIRA NETO - Prefeito (PMDB)
3 radios fm
MARCOS CESAR CALS DE OLIVEIRA - Deputado Estadual (PSDB)
Rádio Shalom AM 690 - Fortaleza (CE)
PAULO NEY MARTINS - Prefeito (PSDB)
RADIO CIDADE DE CAMPOS SALES - Campos Sales (CE)

TASSO RIBEIRO JEREISSATI - Senador (PSDB)
Lista completa TASSO RIBEIRO JEREISSATI
Jangadeiro FM 107,1 - Limoeiro do Norte (CE)
Jangadeiro FM 93,1 - Camocim (CE)
Jangadeiro FM 93,3 - Brejo Santo (CE)
Jangadeiro FM 96,7 - Quixadá (CE)
Jangadeiro FM 96,3 - Sobral (CE)
JANGADEIRO MMDS LTDA. - Juazeiro do Norte (CE)
JANGADEIRO MMDS LTDA. - Sobral (CE)NET Fortaleza - Caucaia (CE)
Jangadeiro FM 88,9 - Fortaleza (CE)Rádio Oi FM 101,7 - Fortaleza (CE)
TV Jangadeiro - Fortaleza (CE)Canal 12
fora as Retransmissoras de TV 250

VEJA AQUI DETALHES http://donosdamidia.com.br/levantamento/politicos

Um comentário:

  1. O AUMENTO DOS SALARIOS DOS DEPUTADOS É UMA VERGONHA ,O POVO NAO PODE ACEITAR ISTO EM UM PAIS ONDE O SALARIO MINIMO NAO CHEGA NEM A 600,00 REAIS E ELES AUMENTAM EM POUCAS HORAS SEUS SALARIOS PARA
    MAIS DE 20.000,00 REAIS ,É DAR RISADA DO POVO. CADE O PATRIOTISMO OU SÓ ESTÃO PENSANDO NO BOLSO DELES?

    ResponderExcluir